sexta-feira, 27 de setembro de 2013

A estrada da Morte

Um pequeno extrato do que foi a descida da estrada da morte até Coroico. O vídeo foi finalizado as presas durante a viagem para registrar o que foi feito no dia e reduzido para conseguir postar com o wi-fi de péssima qualidade disponível no hotel onde estávamos hospedados em La Paz.


Um outro vídeo de um acidente com ônibus na estrada da morte

sábado, 21 de setembro de 2013

Faltando tempo para postagens

Amigos e amigas

Hoje, dia 21 de setembro, sábado, acordei cedo e fui revisar o que tenho que ainda escrever de nossa GRANDE viagem.
Realmente grande na distância, no tempo de 23 dias e nos lugares , que em alguns casos, quase indescritíveis de tão lndo e impressionantes. Mas descreverei minhas percepções assim que o tempo permitir, talvez quanto á estiver em casa.

Onde já passamos após meu relato do segundo dia Mamará
Aduana Bolívia e o Altiplano Boliviano
Potossi
Uyuni
La Paz
Estrada da Morte - Coroico
Copacabana
Aduana Peru
Puno
Cusco
Ollaitaytambo
Águas Calientes e Macchu Picchu
Ollaitaytambo
Nasca e o sobe desce, frio e chuva, sol e nuves, curvas e mais curvas
Arequipa - mais uma cidade fantástica - voltarei!

E o Spot do Adalto, marcando esta rota, desde La Paz
Visão acima acionando página 4 das várias que tem neste endereço

Continue acompanhando. SPOT

Abraço




sábado, 14 de setembro de 2013

Segundo dia 07/09 - O Longo e chato Chaco

Neste sábado acordamos cedo, após um bom sono e o descanso depois de ter a moto consertada.

E vamos para o chato e longo Chaco, com suas retas intermináveis até uma parada maior em Joaquim Gonzales, onde nos encontramos com um casal de amigos do Big.

Depois, pegar a ruta 9 larga e duplicada que sobe para San Salvador de Jujuy, passarmos por lugares que trazem recentes lembranças em seu entorno, quando aqui passei em abril de 2013. Desta vez, não entramos via Purmaparca e sim continuamos reto no rumo de Tilcara.
Nós hospedamos no excelente Hostel Flor de Maimará, de propriedade de um casal de brasileiros, amigos do Big (Fabiano e Débora) e casualmente ao chegarmos estavam comemorando o aniversário de sua filha.

Fomos a Tilcara abastecer as motos e na volta, mais uma pequena manutenção de ajuste no baú traseiro de minha moto, que havia se soltado nesta primeira viagem.

 
Mais uma vez o Augusto e o Roberto, ajudando para as motos estarem prontas para a longa jornada

Alguns tomaram vinho e nós recolhemos para descanso, já que pretendíamos, como de costume, acordar cedo, agora para fazer a Aduana Boliviana.

Boa noite



Percurso do dia: 935 Km

Abastecimentos:
Saenz Peña 187 km e 12,95 l
Mato quemado: 266 km e 17 l
Joaquim Gonzales: 160 km e 10 l
Quemes: 177 km e 11 l

Primeiro dia 06/09 - Da euforia da partida a quase desistência

Estávamos mesmo eufóricos por partir e no final do dia, o sentimento era de profunda decepção devido a um problema na minha moto que poderia abortar a viagem. Mas ainda bem que este era somente o meu sentimento e não dos grandes companheiros que estavam juntos nesta jornada. Mas isto depois eu conto.

Saímos conforme previsto e as 6:00 da manhã do dia 6 de setembro de 2013 estávamos rodando, ainda um pouco frio, mas optei por não colocar segunda pele e somente o forro térmico na jaqueta. O único inconveniente era a viseira do capacete que embassava onstantemente, exigindo a abertura de uma fresta para renovação do ar.

Tínhamos um planejamento de rodar até Resistência ou Corrientes e para isto, precisávamos manter uma boa média, com paradas rápidas para abastecimento, que ocorreu em Candelária, Santiago e São Borja. Só que estávamos demorando muito nas paradas, como na de São Borja, que ficamos aguardando um cambista para trocar Reais por Pesos Argentinos. Quebramos ele e foi preciso ir buscar mais, fato que até nós divertiu com as gozações do que tinha dito o tal cambista e o que depois trocamos em dinheiro. O sujeito ainda comentou, o grupo é forte.
Neste posto encontramos um pessoal de Tubarão que também estavam indo para o Peru, mas estavam no momento procurando um dos companheiros que haviam perdido. Quem não anda junto ou não tem um planejamento acertado quanto aos locais de parada, corre o risco de se perder.

Após fazermos o câmbio e um pequeno lanche, partimos para a Aduana e aí, cabe uma dica para quem viaja para os demais países da América do Sul. Tenha um passaporte, ele facilita e muito os trâmites, dispensando o preenchimento de formulários e ficando tudo mais rápido.

Entramos na Argentina. Primeira vitória e o dia estava rendendo, ainda mais agora nas estradas rumo a Ituzaingó, onde chegamos as 15:30. O Roberto que estava puxando neste momento seguiu o GPS e acabamos entrando na cidade para fazermos o abastecimento e não chegando no outro posto na estrada mesmo, onde o amigo Guto deixou uma tampa de óleo na trip que fizemos em abril de 2013 para o Atacama.

O trecho agora era de asfalto que foi feito "gruve" - "ranhurado", deixando o piso parelho quanto a oscilações e solavancos, mas fazendo com que as motos ficassem com a frente flutuando devido aos vários pequenos sulcos longitudinais.

Chegamos a Corrientes na hora do rush, as 18:30 com movimento bastante intenso e fomos procurar um hotel, no centro (acho que era), dsputando espaço entre os carros e as motos com malas laterais, dificultando um pouco o andamento.
Neste arranca e para, com várias trocas de marcha, em determinado momento, não consegui mais trocá-la, permanecendo sempre ma segunda marcha. Quando chegamos a garagem do hotel, mostrei aos amigos o que tinha acontecido e meu sentimento do momento era de decepção e de derrota, já que no início da grande viagem nos primeiros 1.000 quilômetros, uma pane não era esperada.

Só tenho a agradecer a proteção que o grupo e eu tivemos neste trecho, especialmente ao Augusto e Roberto que prontamente pegaram um taxi e saíram para procurar ajuda e solucionar o problema em minha moto. O que causou o problema foi a colocação de uma peça enjambrada de uma outra moto, no articulador de câmbio, após um uma queda (tombei na garagem) que sofri. Felizmente eles encontraram um mecânico e um torneiro que resolveram o problema. A janta acabou não ocorrendo como prevíamos, fomos dormir para nova puxada amanhã no quente Chaco, rumo a Maimará.

Como é bom estar de volta a estrada para longas trips!

Até breve

Percurso do dia: 1.000 km

Abastecimentos em:
Candelária: 195 km e 11 litros
Santiago: 248 km e 16 litros
São Borja: 135 km e 8,87 litros
Ituzaingó: 176 km e 11,54 litros
Corrientes: 231 Km e 14,36 litros

Hospedagem:
Hotel San Martin
Endereço: Sante Fé, 955
Fone: (03783) 421341 / 421342 / 421061



sábado, 7 de setembro de 2013

Foi dada a largada - iniciou a Trip ao Peru

O que posso dizer destes dois primeiros dias da trip ao Peru?

EXCELENTE e superando expectativas!

Primeiro, os companheiros de viagem, a rota proposta e "desejada" por todos e em segundo lugar, por agora poder desfrutar de uma moto mais apropriada para estas longas jornadas, quando a proposta é vários dias de estrada e muitos quilômetros.

E também o acompanhamento on-line de nosso rumo com o Spot do Adalto. Guarde este link, clique aqui SPOT. Você vai sentir como se estivesse junto, participando a cada minuto, nossa movimentação. Agora tô ralado, sempre vão saber onde estou. kkkkk

Talvez eu não escreva algum dia, mas farei isto quando o tempo permitir e a rede for melhor. Fotos, idem, podem demorar mais a serem carregadas.

Bom, vamos ao início.

Véspera
Na quinta-feira foi ainda uma correria para arrumar tudo em qual mala lateral, baú ou bag impermeável, buscar os adesivos, enfim, a ansiedade da véspera.
Até que deitei/dormi cedo, as 22:30, com ajuda do Zilinox, mas acordei várias vezes, fato que já meio normal no meu dia a dia (ou noite), coloquei o despertador para as 4:45, mas as 4:00 já estava acordado e arrumando tudo na cozinha para o café da família, mesmo que somente eu iria tomar cedo.
Acordei a Ane, a Joana,  a Júlia e a Formiga para a "despedida", mas ficou melhor ainda, elas decidiram ir até o posto para registrar a partida junto com os 5 "aventureiros". O grande amigo Luis Felipe, companheiro de viagens de moto também estava mandando mensagem já a postos para também ir ao posto e ajudar a carregar a TEX (Tiger Explorer) se eu precisasse.

Desci com a bagagem, coloca na moto, registramos com algumas fotos e saí rumo ao laçador, escoltado pelo carro da Ane e do Felipe.
Chegando lá, já estava parado na bomba abastecendo, o Augusto e o Walter (Big) e erá só felicidade, estava acontecendo, mesmo com todos os percalços do caminho. Claro, o grupo e o santo são fortes e vamos partir.

Logo chegou o Adalto e o Roberto, registramos mais algumas fotos e partimos.

Como é bom estar na estrada novamente, amo muito tudo isto, é muiiiiiiito bom como diz o amigo Renato.

E vamos para o primeiro dia, no próximo post.

Abraço

Atualizando o blog e me hidratando, depois dos 39° do Chaco

Bom, agora 00:10 e estou recolhendo, aguarde o primeiro e segundo dia, bem puxados, com 1.950 quilômetros, em 24 horas decorridas, entre partir, motorar, abastecer e lanchar.

Certamente será interessante, estou com boas ideias e registrarei tudo que aconteceu.



quarta-feira, 4 de setembro de 2013

E a Trip para o Peru vai acontecer

Estrada novamente...

Pois é meus amigos, a trip ao Peru que iria fazer em abril, no outono e que não saiu por falta de agenda e alguns probleminhas de saúde, vai acontecer agora em setembro, no finalzinho do inverno e entrada da primavera.

As vantagens destas datas entre abril e setembro é o baixo índice de chuvas, mas a contra partida é o frio do inverno. Portanto os extremos Abril e Setembro são as datas escolhidas para um percurso mais ameno.

Durante um passeio, no dia 20 de julho, comemorativo aos 50 anos da Tenda do Umbu, importante local de encontro de motociclistas do RS, num ponto estratégico entre Porto Alegre e Caxias do Sul, com ótimas curvas, excelentes restaurantes e quilometragem de um rápido passeio, esta trip ao Peru começou a tomar forma.

Pois quando estávamos na loja Eurobike Triumph, que com um grupo de novos clientes e amigos organizava um passeio a Tenda do Umbú e num bate papo entre o Augusto Sant Anna e o Adalto, conversando sobre viagens, eu comentei que tinha interesse de fazer uma viagem em outubro e aí veio o convite, venha conosco em setembro, rumo ao Peru, via Bolívia.
O interesse foi instantâneo, topei, afinal uma rota que pretendia fazer mesmo, o Augusto já era parceiro de alguns pequenos passeios e o Adalto, conhecido no ponto de encontro pré-passeios que é o posto Ipiranga do Laçador em Porto Alegre.

E conforme os dias foram passando, em julho e agosto, o grupo foi aumentando, inicialmente pelo Roberto Reis, como o próprio disse, se convidou. E que bom que isto ocorreu, é um bom companheiro de estrada. Posteriormente, o Walter Fagundes, o Big, já havia demonstrado interesse em fazer novamente uma viagem ao Peru, mas tinha alguns problemas com relação a sua moto, etc, que pretendia trocar, fato que acabou ocorrendo na primeira quinzena de agosto.

E estava formado o grupo composto por:
Adalto com uma BMW F800GS
Amaro com uma Triumph Tiger Explorer 1200
Augusto com uma Triumph Tiger XC 800
Roberto com uma Triumph Tiger XC 800
Walter com uma Triumph Tiger XC 800

Como podem ver, a Triumph, que abriu sua revenda de Porto Alegre em abril de 2013, por coincidência de amizades e locais de encontro destes amigos de trip, acabou tendo uma grande participação. Todas motos com quilometragem próximas de 5.000 kms.

Até tentamos alguma coisa tipo patrocínio, mas pelo tempo entre os primeiros encontros e planejamento da viagem, não foi possível formatar um projeto de patrocínio e o que conseguimos foi um apoio da Eurobike, nas pessoas do André Accioly, Alessandro Pezzi e demais amigos e amigas da loja e oficina. Apoio muito bom para nós que estávamos ainda equipando com itens adicionais e o Fabinho ajudou bastante, valeu.

De resto, iremos fazer o que mais gostamos, rodar sem rumo, mas com um roteiro definido. Portanto, poderão acontecer mudanças de dias em cada local ou mesmo rumo final para o dia. E nós crescendo como pessoas, como amigos, conhecendo novos lugares e fazendo novos amigos. Enfim, escrevendo nossa história nas estradas da América do Sul.....por enquanto!

Foto do grupo num dos encontros de planejamento, com um excelente peixe preparado pelo amigo Adalto (de boné).



Para os que me conhecem bem, sabem alguns percalços porque tenho passado e até recentemente corria risco que me impossibilitaria pegar a estrada e eu a cada dia mais ansioso para logo partir. Ha 20 dias, uma pequena hospitalização relâmpago de 4 dias, justamente no dia de meu aniversário. Aí, volto ao trabalho para mais 2 semanas antes das férias e devido a outros afastamentos por mesmo motivo de CID, sou encaminhado para perícia médica, dispensado do trabalho e férias canceladas.  Ainda bem que a perícia foi marcada para depois da viagem.
E no ultimo domingo, já com tudo espalhado em casa, para ir separando e decidindo em que mala / baú colocar, vou novamente para a emergência para averiguar um problema na perna, nada grave.

Mas Graças a DEUS, ao GADU, a torcida da família, de meus amigos e amigas, estou partindo para fazer uma das coisas que mais me dá prazer atualmente, que é viajar, conhecer e compartilhar estes momentos de vida com os companheiros de estrada. Especial agradecimento a minha família, meus pais, irmãs, minha mulher Ane e queridas filhas Joana e Júlia que sempre deram a maior força para minhas "aventuras".

Nossa saída está programada para a sexta-feira, as 6:00 no Posto Ipiranga Laçador.
Contamos com a presença dos madrugadores para documentar o momento e, se alguém quiser, nos acompanhe até uma parte do percurso, via BR 386 / 287 rumo a São Borja.


Obs. a partir de amanhã, também será possível acompanhar onde andamos, em tempo real, através do Spot do companheiro Adalto, clicando aqui SPOT

Abraço e até o próximo post

Amaro


segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Aguardando o dia


O dia para começar os relatos está perto. Chegando a hora......

06/09 as 6:00 no posto Ipiranga Laçador

Aguardem!