sábado, 14 de setembro de 2013

Primeiro dia 06/09 - Da euforia da partida a quase desistência

Estávamos mesmo eufóricos por partir e no final do dia, o sentimento era de profunda decepção devido a um problema na minha moto que poderia abortar a viagem. Mas ainda bem que este era somente o meu sentimento e não dos grandes companheiros que estavam juntos nesta jornada. Mas isto depois eu conto.

Saímos conforme previsto e as 6:00 da manhã do dia 6 de setembro de 2013 estávamos rodando, ainda um pouco frio, mas optei por não colocar segunda pele e somente o forro térmico na jaqueta. O único inconveniente era a viseira do capacete que embassava onstantemente, exigindo a abertura de uma fresta para renovação do ar.

Tínhamos um planejamento de rodar até Resistência ou Corrientes e para isto, precisávamos manter uma boa média, com paradas rápidas para abastecimento, que ocorreu em Candelária, Santiago e São Borja. Só que estávamos demorando muito nas paradas, como na de São Borja, que ficamos aguardando um cambista para trocar Reais por Pesos Argentinos. Quebramos ele e foi preciso ir buscar mais, fato que até nós divertiu com as gozações do que tinha dito o tal cambista e o que depois trocamos em dinheiro. O sujeito ainda comentou, o grupo é forte.
Neste posto encontramos um pessoal de Tubarão que também estavam indo para o Peru, mas estavam no momento procurando um dos companheiros que haviam perdido. Quem não anda junto ou não tem um planejamento acertado quanto aos locais de parada, corre o risco de se perder.

Após fazermos o câmbio e um pequeno lanche, partimos para a Aduana e aí, cabe uma dica para quem viaja para os demais países da América do Sul. Tenha um passaporte, ele facilita e muito os trâmites, dispensando o preenchimento de formulários e ficando tudo mais rápido.

Entramos na Argentina. Primeira vitória e o dia estava rendendo, ainda mais agora nas estradas rumo a Ituzaingó, onde chegamos as 15:30. O Roberto que estava puxando neste momento seguiu o GPS e acabamos entrando na cidade para fazermos o abastecimento e não chegando no outro posto na estrada mesmo, onde o amigo Guto deixou uma tampa de óleo na trip que fizemos em abril de 2013 para o Atacama.

O trecho agora era de asfalto que foi feito "gruve" - "ranhurado", deixando o piso parelho quanto a oscilações e solavancos, mas fazendo com que as motos ficassem com a frente flutuando devido aos vários pequenos sulcos longitudinais.

Chegamos a Corrientes na hora do rush, as 18:30 com movimento bastante intenso e fomos procurar um hotel, no centro (acho que era), dsputando espaço entre os carros e as motos com malas laterais, dificultando um pouco o andamento.
Neste arranca e para, com várias trocas de marcha, em determinado momento, não consegui mais trocá-la, permanecendo sempre ma segunda marcha. Quando chegamos a garagem do hotel, mostrei aos amigos o que tinha acontecido e meu sentimento do momento era de decepção e de derrota, já que no início da grande viagem nos primeiros 1.000 quilômetros, uma pane não era esperada.

Só tenho a agradecer a proteção que o grupo e eu tivemos neste trecho, especialmente ao Augusto e Roberto que prontamente pegaram um taxi e saíram para procurar ajuda e solucionar o problema em minha moto. O que causou o problema foi a colocação de uma peça enjambrada de uma outra moto, no articulador de câmbio, após um uma queda (tombei na garagem) que sofri. Felizmente eles encontraram um mecânico e um torneiro que resolveram o problema. A janta acabou não ocorrendo como prevíamos, fomos dormir para nova puxada amanhã no quente Chaco, rumo a Maimará.

Como é bom estar de volta a estrada para longas trips!

Até breve

Percurso do dia: 1.000 km

Abastecimentos em:
Candelária: 195 km e 11 litros
Santiago: 248 km e 16 litros
São Borja: 135 km e 8,87 litros
Ituzaingó: 176 km e 11,54 litros
Corrientes: 231 Km e 14,36 litros

Hospedagem:
Hotel San Martin
Endereço: Sante Fé, 955
Fone: (03783) 421341 / 421342 / 421061



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