quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Décimo terceiro dia - 18/09 - Trem para Macchu Picchu e as ruinas

Bom dia, ou melhor, boa madrugada

Acordamos as 4:30 para prepararmos nosso café da manhã e estarmos prontos para o embarque rumo a Aguas Calientes para o passeio pelas ruinas de Macchu Picchu.

O Adalto, Roberto e Big optaram por irem a pé até a estação e o Augusto e Eu pegamos um Tuk Tuk para o trajeto, nos preservando para o que seria o grande dia de caminhada e escadarias.

Chegando na estação, o trem já estava esperando mas ainda não aberto para embarque, o que aconteceu em uns 15 minutos.

O caminho entre as montanhas é muito bonito e proporciona boas fotos além de um rápido cochilo do sono que ficou faltando na noite, já que fomos dormir tarde após o bom jantar.

Chegando a Aguas Calientes, compramos o ingresso para a Van, pagando U$ 18,00 e embarcamos para subir a montanha até a entrada do parque.
Aqui é importante sempre levar uma mochila para colocar um impermeável, agasalho e uma garrafa de água mineral para hidratação, além de protetor solar.

Ao descer da Van, optamos por um passeio guiado para um melhor aproveitamento do passeio (vale a pena) para desta conhecermos melhor a história das ruinas, a organização, construção e pontos mais importantes. A guia nos levou pelo meio até a parte mais baixa, passando pela entrada da montanha Waina Picchu e depois voltando ao meio onde iniciamos o passeio. Deixou a subida até o local do Observatório por nossa própria conta e par aonde fomos para tirar algumas fotos do local mais alto com uma visão significativa de todo local.

Valeu o passeio e com algumas paradas para descanso, só posso agradecer a Deus por poder ter feito este passeio que em alguns momentos anteriores a chegar aqui, cheguei a pensar que não conseguiria caminhar e subir tantas escadarias. O local é magnífico mesmo e ficamos sempre nos questionando como muitas pedras foram entalhadas com encaixe preciso e movimentadas tal era sua magnitude. Cursos d'água preciso e locais para armazenamento, terraços para agricultura, casas, templos, enfim, tudo muito bem cuidado e em constante manutenção.

O problema do dia foi que nosso trem quando compramos era para o final de tarde e logo após ao meio dia já estávamos livre e nos dirigimos para a estação tentar embarcar antes.

O Augusto foi mais insistente com os atendentes e conseguiu embarcar junto com o Adalto e nós como estávamos passeando pelas lojinhas ficamos para tentar em outro horário. Até teve uma atendente que disse que conseguiria e ficamos na espera. O Big não estava bem do estomago e deixamos ele sozinho para tentar embarca e fomos passear novamente pelo centro de Aguas Calientes e aproveitamos para jantar no final de tarde, antes de nosso embarque e já chegar em Ollaitaytambo prontos para dormir e pegar a estrada no dia seguinte.

E enfim chegou nossa hora de embarcar e chegando não tinha nenhum taxi e tivemos que subir a ladeira até nosso hotel caminhando e observando a montanha que ainda estava com uma parte em chamas, desde a tarde do dia anterior.

Chegando no hotel, o pessoal já estava dormindo e a opção foi mesmo descansar ou melhor, cair na cama, que o dia foi mesmo puxado.