quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Sexto dia - 11/10 - Rumo a La Paz




Oi, amigos e amigas
Estou de volta, recuperando o tempo, ou melhor, o texto perdido, porque de resto, nosso tempo voava com tantas atrações, estradas, lugares, abastecimentos, curvas, lanches, alimentação, cerveja, pisco sauer e nos divertindo muito. Ainda bem que a memória é boa, sendo uma parte importante de minha mente e de meu ser, que faz com que sempre enfrente o desconhecido de frente, as vezes com algum receio, mas sem medo. Me trouxe até aqui e tem me levado a enfrentar cada adversidade com determinação e paciência. Se assim me foi apresentada a vida, assim eu a viverei. É o que ganho compartilhando meus dias com minha família, com meus amigos e o mundo.


Bom, deixando de divagações...

Agora já podemos até dizer que estamos ambientados na Bolívia, sua altitude, um pouco de seus costumes, comidas e moeda, mas ainda temos pela frente o que nos disserem ser La Paz, seu trânsito e seus contrastes. Já não sinto tanto mal estar pela altitude e recuperei meu estômago, tendo-o como meu aliado novamente para manter-me de pé e forte.

Da alimentação, quase sempre escolhemos "Truta a la plancha", um singelo frango "Pollo", uma sopa e dificilmente uma carne devido as condições de armazenamento em que vimos muitas vezes a carne exposta. E quanto ao preço, aqui na Bolívia é tudo muito barato.

Saímos cedo do Hostal La Casona e graças ao GPS, ruela e mais ruela até conseguirmos sair de Potosi e pegarmos a estrada que por sinal está sendo duplicada e vai virar uma autopista de duas faixas. No futuro, vai ser mais fácil ainda atravessar os países da américa latina e conhecer melhor cada lugar, com a integração de estradas nos diferentes modais rodoviário e ferroviário. Pena que no Brasil, nossa infraestrutura viária ande tão devagar e para viajar de motocicleta tenhamos mais perigos que nos demais paises.
Vamos ganhando distâncias e nos aproximando de La Paz e de suas altas montanhas nevadas. Pena que neste dia, falhei em minhas anotações e o horário e quilometragem não foram registradas quando passamos por Challapata e Oruro vencendo o percurso diário de 530 Km desde Potosi.

Putz, agora sim, o transito está pesado e cheio de vans que vão parando em todo lugar e nos obrigam a redobrada atenção, ir desviando e nos enfiando por entre elas para nos mantermos agrupados. Esta era a minha maior preocupação, de o grupo se separar, e nossa estratégia era confiar no GPS do Roberto e do Big, que tinham o endereço do hotel já indicado, o Cordillera Real, na av.Munhecas, 494. www.hotelcordillerareal.com.bo, com garagem numa galeria a 20 metros na mesma calçada (ladeira).
Hotel bom, com wi-fi somente no lobby, bons quartos, chuveiro bem quente e serviço de lavanderia rápida, que utilizamos para tirar o pó da roupa de cordura e outras, após a estrada da morte. (xi, nem chegamos lá, vai ser amanhã. kkkk). E bem localizado, próximo a várias lojas de roupas para frio, columbia, norh face e outras, restaurantes, mercado de las brujas, inferninhos, casas de câmbio e táxi na porta se necessário.

Retiramos tudo das motos para o passeio do dia seguinte, na descida para Coroico, pela a tal temida Estrada da Morte.
http://www.rockriders.com.br/index.php/conteudo-completo/curiosidades/item/196-saiba-um-pouco-mais-sobre-a-estrada-da-morte-na-bolivia


Um bom banho e saímos para jantar, claro, Truta a la Plancha,  que amanhã vamos a tal estradinha de mão inglesa.


Boa noite


Amaro

Algumas fotos para marcar o dia

Para registro, pretendo ir ver a largada ou alguma outra parada. Vai ser uma das pedidas do ano.


Paradinha num entroncamento perto de Oruro, muito mal sinalizada que nos obrigou a um retorno entre muitas vans que surgiram do nada, já que ao chegarmos estava vazio e quando precisamos retornar era aquela muvuca.

Preço da Gasolina na Bolívia, por 3,74 Bolivianos, que na cotação era R$ 1,00 x B$ 0,33.  Único detalhe é que eles cobram um pouco mais para estrangeiros, mas mesmo assim, a Bolívia é muito barato para viajar.


Uma foto no local onde fomos jantar na primeira noite em La Paz. Nos divertimos muito nesta viagem, grande parceria do quinteto.

Pausa para hidratação 

Bagunça no quarto, organizando algumas fotos no micro do Big. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário